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São João movimenta R$200 milhões em CG com aumento de 25% no período


Conforme dados levantados pelo Ministério do Turismo, Campina Grande registrou uma alta de 25% na movimentação financeira durante os festejos juninos deste ano, em comparação com 2016. A Rainha da Borborema teria movimentado R$ 200 milhões e o Parque do Povo, local da festa, teria recebido 2,5 milhões de visitantes nos 30 dias de evento.

No Maranhão, as festas juninas espalhadas pelo estado geraram movimentação econômica de R$ 60 milhões, sendo R$ 20 milhões apenas no São João de Todos de São Luís. Foram contratados 425 grupos culturais, que realizaram cerca de mil apresentações durante todo o período junino.

A Região Norte confirma que o São João é do Brasil. Conhecido nacionalmente pelas disputas entre os bois Caprichoso e Garantido, o Festival Folclórico de Parintins recebeu 70 mil turistas e gerou cerca de 4,5 mil empregos diretos e indiretos, injetando R$ 100 milhões na economia local segundo a Amazonastur.

No Pará, o Arraial dos Caetés em Bragança (PA) recebeu mais de 50 mil pessoas em quatro dias com a geração de 1,2 mil empregos diretos e indiretos e movimentação econômica de R$ 124,5 mil reais, beneficiando comunidades tradicionais e produtores de farinha, o ouro branco da região.

“Os números comprovam que estamos no caminho certo para fazer do São João do Brasil um produto turístico capaz de atrair turistas de todos os cantos do país. Apenas este ano, o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo reuniu mais de 100 festejos em todas as regiões do país, mas precisamos dar visibilidade para as festas e possibilitar que elas se estruturem para receber cada vez mais e melhor o turista”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Outro destino que quer consolidar seu festejo no Calendário Nacional de Eventos é Belo Horizonte (MG) que, segundo a Belotur, a 39ª edição do Arraial de Belo Horizonte contou com a presença de 185 mil pessoas, com movimentação econômica de R$ 1,68 milhão, referentes aos dias 30 de junho a 2 de julho e 8 e 9 de julho.

No Centro-Oeste, o Arraial do Banho de São João, realizado de 22 a 25 de junho, gerou mais de 280 empregos diretos. As 51 mil pessoas que passaram pelo evento injetaram R$ 430 mil nas 90 barracas e 6 pontos de comércio fixo.

Este ano, o Ministério do Turismo promoveu uma chamada pública para selecionar municípios interessados em receber apoio para promoção de seus festejos juninos. As cidades vencedoras foram: Belo Horizonte (MG), Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).

Da Redação com Correio

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