Celulares de 40 milhões de brasileiros podem ser bloqueados; verifique o seu


Cerca de 40 milhões de brasileiros podem ter seus celulares bloqueados. O bloqueio é uma medida da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para combater a pirataria, e um dos focos vai ser impedir o funcionamento de aparelhos que não possuem certificação da agência. A medida deve entrar em vigor até o fim do ano, conforme reportagem divulgada pelo O Globo

O registro é chamado Imei, uma sigla em inglês que significa “Identidade Internacional de Equipamento Móvel”. O Imei é único para cada celular. A medida da Anatel vai afetar também outros aparelhos que se conectam à internet, como tablets e laptops.

A previsão é que a partir do dia 15 de setembro, a Anatel comece a enviar um SMS para todos os aparelhos que não estão regularizados, informando que o serviço vai ser suspenso. Para conferir se seu celular tem Imei, é só digitar o código: *#06#.

Com a medida, a Anatel espera coibir o comércio irregular dos aparelhos, que vem crescendo, já que esses equipamentos são mais baratos que os registrados.

TIRE DÚVIDAS

Como saber se meu celular está irregular?

É preciso saber o número de identificação do celular, chamado de Imei.

O que é Imei?

O Imei é a sigla em inglês para International Mobile Equipment Identity, ou Identidade Internacional de Equipamento Móvel. É como o número do chassi de um carro: único para cada celular.

Onde eu verifico o Imei?

Esse número pode ser verificado na caixa do celular ou em um adesivo que fica colado na bateria do aparelho. Outra dica é digitar a sequência *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.

Aparelhos comprados no exterior são irregulares?

Celulares comprados no exterior não são considerados irregulares se o aparelho houver sido certificado por alguma organização estrangeira que dê tratamento recíproco ou que integre o Memorando de Entendimento do qual o Brasil seja signatário. Neste caso, o celular apresentará o Imei.

O que observar na hora da compra?

Conferir se o número que aparece na caixa do celular (o Imei) é o mesmo que aparece ao discar *#06#. Se esse número não for igual, o celular é irregular. No selo de certificação da Anatel, há informações como o número de certificação, o ano de fabricação e o fabricante. Exija e guarde a nota fiscal e o termo de garantia.

Onde me informar?

Mais informações sobre o tema estão disponíveis no portal na Anatel





Nenhum comentário

Aviso: Os comentários serão moderados...

Tecnologia do Blogger.