Cagepa confirma que diminuiu o nível de salinidade da água de Boqueirão


O diretor regional da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Ronaldo Meneses, se reuniu nessa segunda-feira, 26, com a vice-governadora Lígia Feliciano na sede da Companhia, no município de Campina Grande.

Ele destacou que a visita da vice-governadora foi de grande importância.

– Essa visita é bastante importante, pois é a oportunidade que os gestores, no caso a vice-governadora, conhecer como é o trabalho no dia a dia da Cagepa. Ela conheceu a sede da Cagepa, alguns dos técnicos, engenheiros e, principalmente, o Centro de Controle Operacional. É desta sala onde são tomadas todas as decisões operacionais do sistema – disse.

Segundo Ronaldo, o Açude Epitácio Pessoa está 6,7% de sua capacidade total. Entretanto, os municípios que dependem do abastecimento d’água do manancial podem sair do racionamento quando o reservatório atingir 8,2% de sua capacidade.

– A partir daí que podemos voltar a utilizar a tomada de fundo. Hoje, estamos consumindo o volume intangível ou morto. É um volume emergencial, a captação flutuante não consegue captar a água que o sistema precisa todo de uma vez. A partir de 8,2% pode utilizar o flutuante, tomada de fundo e captar a água que a cidade precisa ao mesmo tempo- explicou.

Na oportunidade, o diretor comentou sobre a possibilidade da Codevasf suspender um dia por semana a liberação da água da transposição do Rio São Francisco.

– Eu vi isso através da imprensa, tive acesso a um documento que tratava sobre isso, mas ainda não foi efetivamente falado se isso vai interferir na chegada da água da transposição. O que eu vi também que era, no primeiro momento, para a irrigação em alguns trechos. Acredito que para o consumo humano não vai modificar nada ainda, nesse primeiro momento, para transposição- falou.

Por fim, ele revelou que análises atestam que a água teve melhoras no aspecto de qualidade, principalmente, no que se refere a quantidade de sal.

– Já é perceptível do ponto de vista de análise e pelas pessoas. Eu converso com as pessoas e já se fala que houve a mudança visível, principalmente, no aspecto higiênico – concluiu.






Paraíba Online



Nenhum comentário

Aviso: Os comentários serão moderados...

Tecnologia do Blogger.