Romero garante trem do São João, expansão da linha férrea e implantação do VLT em Campina Grande


Em sua ida à Brasília, o prefeito Romero Rodrigues fez um vídeo revelando conquistas para Campina! Segundo ele, hoje (29), conseguiu garantir, junto à ANTT, com apoio do senador Cássio Cunha Lima, a garantia da acessão da linha férrea, no trecho do Hospital da FAP ao Distrito de Galante, para implantação, no futuro, de um VLT - (Veículo Leve sobre Trilhos), que será um marco na Mobilidade Urbana de Campina Grande, que é um ´velho projeto da Prefeitura.

O prefeito também discutiu o Trem do Forró para este ano Maior São do Mundo.

As promessas do VLT, ou Metrô de Campina 

Veja só, em 2011, o então prefeito Veneziano Vital do Rêgo, autorizou à STTP contratar empresa especializada para gerar estudos técnicos que viabilize a implantação do VLT (metrô leve) em Campina Grande. Ele fez uma reunião em seu gabinete, Veneziano recebeu do então superintendente da STTP, Salomão Augusto, relatório com todos os dados da visita técnica realizada na cidade de Barbalha, no Ceará, para o conhecimento de todo o processo de produção e fabricação do VLT.

Ao final da reunião, Veneziano ratificou À STTP o total apoio da prefeitura para colocar em funcionamento, até setembro de 2012, de duas composições (vagões) desse novo modal de transporte, o que vai garantir uma melhoria considerável de mobilidade à população de Campina Grande. “O prefeito tem demonstrado apoio a esse projeto, e seu gesto só fortalece a idéia de que trabalhando hoje, garantiremos um futuro prospero para o sistema de transporte da cidade”, disse o superintendente da STTP, Salomão Augusto que  assim como o então prefeito tinha boas ideias, mas nada de se ver a pratica pois até agora se procura esse VLT em Campina.

Chega o anos de 2012 e nada feito, sequer reformaram as linhas férreas, e em março de 2012, todos lembram que o então senador Vitalzinho, assim como seu irmão tinha feito uma ano antes, ele andou anunciando que o VLT viria para nossa cidade. A notícia foi repassada ao Senador pelo Diretor Financeiro do BNB Fernando Passos, que recentemente esteve na cidade, recebendo o Projeto Técnico do VLT das mãos do então Prefeito Veneziano Vital do Rêgo.

Segundo o Senador, os diretores do BNB estariam reunidos no dia 06 de maço de 2012, para a homologação da decisão. “Este foi o passo mais importante para a implantação do nosso Metrô, que irá reforçar a política de transporte público iniciada por Veneziano a partir de 2005, com a implantação do Sistema Integrado”, afirmou o Senador.

No mesmo dia, o Senador deu a notícia ao então prefeito Veneziano, que se mostrou feliz pela aprovação. “O Projeto Técnico do nosso metrô foi muito bem elaborado. Campina tem todas as características necessárias para receber o VLT e, mais que isso, tem uma malha ferroviária propícia à implantação do Metrô”, disse Veneziano, só que ele terminou o seu mandato e não se viu se quer um parafuso do VLT circulando em Campina. Espero que com Romero seja diferente!

De viria o financiamento para o VLT de Vené?

Vital informou que o próximo passo para a consolidação do Metrô de Campina Grande, após a homologação, seria o financiamento, via Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDES. “O passo mais importante já foi dado. Agora é confirmar o financiamento para que as obras do Metrô possam ser iniciadas”, disse Vital.

Para a confirmação do financiamento, haverá uma análise, por parte da Secretaria do Tesouro Nacional – STN, da capacidade de endividamento da Prefeitura de Campina Grande. “Neste aspecto, graças às ações que desenvolvemos a partir de 2005, com o objetivo de retirar o nome da Prefeitura dos cadastros de inadimplência e, com a posterior reconquista da nossa capacidade de endividamento, teremos mais este projeto para Campina Grande consolidado”, afirmou Veneziano, porém ele acabou o seu mandato se quer conseguiu eleger a médica Tatiane Medeiros e depois de 4 anos foi candidato novamente a prefeito ressuscitando a mesma promessa de implantar o VLT em Campina, só que serviu de chacota e zombarias nas redes sociais e esquinas e cada bairro da cidade, porque pregava que o valor da passagem seria a preço de R$ 1,00. Muitos questionavam o porque ele não fez isso em 8 anos de mandato e veio com essa promessa requentada.

Já em 2015, Campina com novo prefeito volta novamente a tona a promessa de implantar o VLT em nossa cidade, desta vez, representantes do Ministério das Cidades e da CBTU João Pessoa realizaram visita na cidade de Campina Grande, a 120 km da capital, com o objetivo de avaliar a viabilidade técnica e econômica para implantar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Rainha da Borborema. Foram recebidos pelo prefeito Romero Rodrigues, o secretário de planejamento e obras, André Agra e o secretário de desenvolvimento econômico, Luiz Alberto Leite.

vlt
Segundo o prefeito, Romero Rodrigues, Campina tem demanda suficiente para implantação do VLT. A população da cidade é de 450 mil habitantes e 55 mil são estudantes; além disso, o Condomínio Aluízio Campos que será habitado por 20 mil pessoas e o polo industrial ficam próximos da linha férrea. Mas parece que nada deu certo, pois agora o prefeito Romero e o Senador Cássio Cunha Lima lutam em Brasilia em busca de apoio do governo federal para realizar essa grande obra de mobilidade urbana em Campina, que seria a implantação do VLT.

Espero que agora dê tudo certo, sei que essa obra é extensiva, que não terá condição de ser concluída no governo de Romero, mas assim com a Transposição do Rio São Francisco, o importante é que se coloque em pratica, que seja inaugurada em outro governo, porém o povo saberão que teve a iniciativa, da mesma forma que louva o ex-presidente Lula por ter tirado do papel  o projeto de transposição do rio São Francisco pra Paraíba, onde as águas estão chegando aos poucos.

Trem do Forró para o São de Campina este ano

Continuando com a fala do prefeito Romero, ele também afirmou que neste ano Campina terá novamente a presença do  Trem do Forró, que já está garantido o apoio do governo federal para o São João deste ano. O prefeito só não prometeu que o valor da passagem do VLT seria R$ 1,00 como prometia o ex-prefeito e candidato a prefeito de Campina, Veneziano Vital que anunciava em toda cidade que se fosse eleito traria "metrô" a preço de um Real.

Veja o vídeo: 


Blog do Gari Martins da Cachoeira 




Nenhum comentário

Aviso: Os comentários serão moderados...

Tecnologia do Blogger.