BOMBA! Ricardo Teixeira pode deixar CBF caso dossiê seja aberto


 
Voltou a circular com força no fim da semana a informação de que Ricardo Teixeira pode deixar definitivamente a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Faria isso na esteira da decisão da Justiça suíça de suspender o sigilo do dossiê do caso ISL, o maior escândalo de corrupção da história da Fifa.

A informação está na coluna de Mônica Bergamo, publicada na Folha  de S. Paulo desta segunda-feira (02/01).


O dossiê revelaria que Teixeira e João Havelange devolveram dinheiro de propinas após fazerem, junto com a entidade, acordo para encerrar sob sigilo investigação criminal, em 2010.


A CBF não se pronuncia oficialmente desde que o caso explodiu. Interlocutores de Teixeira afirmam, no entanto, que ele não pretende se afastar da entidade.


Na semana passada, o jornal suíço "Handelszeitung" publicou que um tribunal do país rejeitou a ação que bloqueava os documentos. E que, com isso, eles serão abertos em até 30 dias, caso nenhum dos dois cartolas envolvidos recorra da ação.


Os papéis tratam da falência da ISL, ex-parceira de marketing da Fifa, e mostraria que os dirigentes receberam US$ 100 milhões (R$ 186 mi) em subornos.


Segundo a BBC, Teixeira e Havelange estão envolvidos no caso, que permanece sob sigilo judicial na Suíça. Por causa de seu teor, poderiam até ser expulsos.


O processo judicial de falência da ISL constatou o pagamento de subornos a dirigentes nos anos 1990. Tais informações são mantidas em sigilo por conta de um acordo judicial. Dois cartolas da Fifa admitiram ter recebido suborno, pagaram multas e foram mantidos anônimos.


Após lutar por esse sigilo, Blatter mudou de ideia e prometeu divulgar o processo em meados de dezembro para limpar sua imagem e a da Fifa. Mas recuou sob o argumento de que uma liminar foi obtida para impedir a publicação do dossiê. Extraoficialmente, a Fifa atribui essa medida a Havelange e Teixeira.

 











Folha de S. Paulo

Comentários

CURTA A PÁGINA DO BLOG

Postagens mais visitadas deste blog

Depressão: Enfermeira Taise Ribeiro Morais comete suicídio

Neto do dono do São Brás, TV Paraíba e Cabo Branco, fura blitz atropela agente da Lei Seca em JP

Cuspidor de microfone da TV Correio ataca delegado que pediu a prisão de atropelador assassino que matou agente de transito em JP

A dona da rua: La Suíssa invade calçada e estacionamento em Campina Grande, diz internauta

Aluno de escola pública na Zona Leste de Campina Grande têm a maior nota no ENEM na Paraíba

Indignada, médica se pronuncia, apresenta documentos e desmonta mentiras de Veneziano, segundo ela

Candidato a prefeito e militância são recebidos a bala durante evento no bairro do Jeremias em Campina Grande/PB

Prefeito de CG anuncia que vai congelar salário dele até 2020

Após 32 anos no ar programa de Juarez Amaral, Jornal de Verdade se despediu na manhã de hoje dos seus ouvintes