Veja repercussão da morte de José Alencar


Foto: Imagem Google

Autoridades, instituições e políticos de diversos partidos manifestaram pesar pela morte do ex-vice presidente José Alencar nesta terça-feira.

O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu às 14h41 desta terça-feira, aos 79 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vítima de câncer. Ele foi internado ontem com quadro de suboclusão intestinal.

Segundo nota do hospital, Alencar teve falência múltipla de órgãos, em decorrência de um câncer na região abdominal. Ele enfrentava a doença havia mais de 15 anos, passou por 17 cirurgias e várias internações.

Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), ex-ministro da Integração Nacional no governo Lula - "Aqui do lado do [vice-]presidente Michel Temer recebemos a notícia da morte de José Alencar. O [vice-]presidente se prepara para decretar luto e iniciar homenagens. Vi de perto o respeito e carinho de Lula da presidente Dilma com José Alencar. Imagino a tristeza na alma de ambos."

Tarso Genro (PT-RS), governador do Rio Grande do Sul - "José Alencar: morre um grande brasileiro, orgulho do nosso povo e patrimônio da democracia no Brasil".

Pedro Simon (PMDB-RS), senador - "Meu profundo pesar pela morte do grande amigo José Alencar, um brasileiro como poucos, cujo amor ao país é um exemplo".

Robson Braga de Andrade, presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria) - "Ele foi um industrial ousado e um líder empresarial que soube, com sabedoria e espírito empreendedor, construir o maior grupo têxtil do país. Político habilidoso, ajudou, com a mesma tenacidade que lutou pela vida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a recolocar o Brasil no caminho do crescimento e projetar o país no exterior."

Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo - "Todos nós perdemos hoje uma pessoa muito querida e admirada. José Alencar é um exemplo de dedicação ao trabalho, à família e à democracia. Sua luta pela vida é uma síntese da enorme coragem do povo brasileiro. Deixa, além da saudade, uma grande lição de empenho pela causa pública e pelo desenvolvimento do país.

Aécio Neves (PSDB-MG), senador - José Alencar foi um líder maiúsculo, que honrou os melhores valores de Minas e cada uma das páginas de nossa história. Empreendedor e visionário por natureza, levou para a vida pública, no Senado da República e na Vice-Presidência, a densa experiência de quem construiu um verdadeiro império com dedicação e trabalho duro.Neste itinerário, a partir do chão das muitas fábricas que colocou de pé, soube moldar uma generosa visão nacional. Homem público exemplar, dedicou-se, como poucos, à causa do desenvolvimento brasileiro. Seu compromisso com ele era tão superior que se permitia, naturalmente e sem constrangimentos, fazer críticas e cobranças públicas ao governo do qual compartilhava o comando. Perdemos, todos, um dos melhores homens públicos de nossa história.

André Puccinelli (PMDB-MS), governador de Mato Grosso do Sul - "Marcou a história brasileira como referência de honestidade, ética e dedicação à causa da construção da igualdade entre os homens".

Cássio Cunha Lima (PSDB), ex-governador da Paraíba - "O Brasil acaba de perder um grande homem. Exemplo de coragem, firmeza e compromisso com o nosso país! Minha sincera homenagem a José Alencar."

Eduardo Azeredo (PSDB-MG), deputado federal e ex-governador de Minas Gerais- "Minha homenagem a José Alencar -- homem público que honrou Minas Gerais e o Brasil. Um exemplo de luta pela vida".

José Agripino, presidente do DEM - "Registro minha tristeza pela morte do sempre vice-presidente José Alencar. O empresário competente a quem o Rio Grande do Norte deve desenvolvimento e milhares de empregos e o político de raro espírito público, são exemplos que o Brasil não pode esquecer."

Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), líder da Minoria na Câmara dos Deputados - "MG e o Brasil perdem um baluarte da ética, um eficiente empresário, um politico humano e um cidadão vigoroso na luta pela vida: José Alencar."

Paulo Maluf (PP-SP), deputado federal - "O Brasil perde um grande homem, notável estadista. Que Deus dê a todos nós força para suprir a dor de sua ausência."

Antonio Anastasia (PSDB-MG), governador de Minas Gerais - Minas já deu muitos exemplos para o Brasil de vida e de luta. Poucos foram tão marcantes como é o caso do empresário, político e cidadão José Alencar. Vem na minha lembrança agora, uma frase de outro grande mineiro, Guimarães Rosa que dizia que 'as pessoas não morrem, ficam encantadas'. É o caso do José Alencar. Um exemplo de resistência, persistência e esperança. À família que acompanhou suas batalhas, o nosso pesar, nossa solidariedade, o nosso abraço."

Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) - Foi mais que um grande homem. Foi um vitorioso de corpo e alma, cujo coração foi a expressão maior de todas as virtudes essenciais. Pequeno varejista transformou cortes e retalhos de tecidos no maior complexo têxtil brasileiro, uma transnacional com presença nos quatro cantos do mercado global. A mesma força e a coragem que despendeu para a concretização de seus negócios, empregou-as para enfrentar a doença implacável. Com bravura inominável manteve, até o fim, a altivez dos vencedores, a serenidade dos que tem a certeza de haver feito o bem, a humildade dos que acreditam que seus feitos decorrem apenas da ordem natural das coisas...Este realizador de corpo e alma fará muito falta.

Edevaldo Alves da Silva, presidente do Complexo Educacional FMU - "José Alencar demonstrou em toda sua vida que o importante é lutar. Desde pequeno trabalhou intensamente e se tornou um dos maiores empresários do Brasil. Na vida pública demonstrou todo carinho pelas pessoas mais próximas e nos últimos anos nos deu uma lição de determinação. Que Deus conforte seus familiares."

Rogério Amato, presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Facesp (Federação das Associações do Estado de São Paulo) - "Tenho em José Alencar um exemplo: representa uma geração de empreendedores que dedicou sua vida para construir um Brasil melhor."



Fonte: folha.uol

Nenhum comentário

Aviso: Os comentários serão moderados...

Tecnologia do Blogger.